Academia Sport Center

Academia Sport Center
O novo conceito de saúde

sábado, 17 de abril de 2010


O envelhecimento é um processo lento e gradual, porém inevitável a qualquer ser humano por se tratar de um fenômeno fisiológico progressivo. Esse processo vai variar de indivíduo para indivíduo, conforme sua genética e hábitos de vida.
Sendo natural envelhecer, devemos nos preocupar em manter a qualidade de vida através do avanço dos anos, adotando, para isso, hábitos de vida saudável.
Tais como:

* Manter uma alimentação balanceada;
* Dormir 8 horas por dia;
* Consultar o médico de forma preventiva;
* Exercitar-se regularmente;
* Evitar o consumo de álcool, fumo e drogas;
* Usufruir de momentos de descontração e lazer.

Estudos comprovam que, seja qual for a atividade física praticada, desde que bem orientada, causa benefícios a saúde. Para o idoso é muito importante direcionar o programa de atividade física, visando manter sua independência para a execução das tarefas diárias. Como sentar e levantar sem auxílio; Subir dois ou três degraus; Pegar o neto no colo; Levantar um pacote do chão e etc. Para isso, é necessário desenvolver força, massa muscular e resistência, através de exercícios com pesos (musculação).
A perda de massa muscular é de 10% dos 25 aos 50 anos e 30% dos 50 aos 80 anos. Com o aumento da massa muscular consegue-se elevar o metabolismo basal prevenindo a obesidade e prováveis doenças causadas por ela. A força também diminui, 20% menos aos 50 anos da força que se tinha com 25 anos. Com isso as tarefas diárias tornam-se um esforço de alta intensidade, causando aumentos acentuados na pressão arterial e frequencia cardíaca, pondo em risco a saúde do idoso.
A musculação também ajuda a prevenir doenças:

* Osteoporose e reumatismo, fortalece os ossos e articulações;
* Diabetes, estimulação de produção de insulina;
* Diminuição da pressão arterial, pós exercício;
* Obesidade, aumento do metabolismo.

A musculação também ajuda o idoso a sentir-se mais ativo, bonito, desenvolvendo a auto-estima e a vontade de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário