Academia Sport Center

Academia Sport Center
O novo conceito de saúde

segunda-feira, 5 de abril de 2010

INICIANDO SEUS TREINAMENTOS RESISTIDOS


Muitos adeptos do treinamento resistido percebem assimetrias em seus corpos. Isso é devido àquele conceito errôneo e antigo de que quanto mais carga melhor. o volume e a intensidade são interdependentes, ou seja, se o volume for grande, a intensidade tem que ser menor, pois caso contrário pode ocorrer over training. No treinamento resistido, quando se objectiva a hipertrofia, não importa a carga e sim a qualidade de execução dos movimentos. Atletas profissionais do culturismo já sabem muito bem esse conceito, por isso é comum vermos atletas completamente definidos e musculosos treinando até a exaustão completa nas academias. Podemos notar que a carga não é a maior preocupação desses atletas e sim o tempo de intervalo, pois eles aumentam a intensidade diminuindo o descanso, e não aumentando a carga
.
TREINAMENTO DE BASE
Gosto muito de utilizar na base do atleta o treinamento funcional pois, neste tipo de treinamento, aprendemos a nos movimentar e a identificar a contração dos músculos. Isso melhora nossa consciência corporal e intensifica o treinamento.
A um praticante iniciante recomendo que comece no mesmo dia treinar o corpo todo, começando da musculatura maior (os motores primários) partindo para os menores (os sinergistas) intercalando com abdominal. De acordo com o fisiologista Guyton, para termos uma adaptação significativa de tendões e ligamentos, nosso corpo precisa de 6 semanas, que é o mais recomendado dependendo da individualidade biológica, ou seja, isso pode variar de indivíduo para indivíduo. Nessa fase recomendo fazermos séries de 20 repetições, pois o cérebro precisa de mais repetições para fixar um movimento. Com esta metodologia, nós teremos uma imagem que fica gravada na nossa memória.

Portanto, sugiro para um iniciante um treino rápido e sucinto alternado por segmento: 2 series no Máximo 3 séries de 20 + descanso curto de 20 segundo a 30 segundos, que dure de 4 a 6 semanas, treinando segundas a sexta buscando uma melhora no condicionamento físico.
Antes de qualquer treinamento deve ser feito uma avaliação medica e uma avaliação física.
Para saber sua % de sua carga utilizar protocolo de 65% de 1 RM

Nenhum comentário:

Postar um comentário