Academia Sport Center

Academia Sport Center
O novo conceito de saúde

domingo, 4 de abril de 2010

Chocolate engorda?


Chocolate engorda?
“Qualquer alimento que, consumido em grandes quantidades e com muita freqüência, pode vir a engordar. O chocolate é um dos que contém muita gordura e açúcar, portanto, acrescenta muitas calorias à dieta, podendo contribuir para o aumento de peso. É preciso ter muita moderação ao consumi-lo”.
Chocolate alimenta? É energético? Pode fazer parte da alimentação?
“O chocolate é um alimento rico em energia, possui carboidratos, proteínas, gorduras e polifenóis (substâncias químicas vegetais que são potentes antioxidantes) em sua composição. Mas ele não deve servir de base para a alimentação, não deve estar no cardápio diariamente e, muito menos, em grandes quantidades. Os chocolates amargo ou meio-amargo possuem maior quantidade de cacau em sua composição e, em conseqüência disso, menor quantidade de gordura, açúcar e calorias e maior quantidade de antioxidantes. Esses são as melhores opções, em se fanado de saúde. Porém, de qualquer forma, tem-se que ter moderação no consumo”.
Chocolate sem açúcar não engorda?
“O chocolate sem açúcar (dietético) é destinado aos diabéticos. Eles possuem adoçante no lugar do açúcar e uma maior quantidade de gordura em sua composição. Portanto, podem ter igual ou mais calorias que o tradicional (com açúcar)”.

Chocolate é bom para o coração?
“O chocolate amargo, pela qualidade dos antioxidantes polifenóis de sua composição e por conter menos gordura que o chocolate ao leite ou o branco, ajuda na diminuição do colesterol ruim (LDL) e assim colabora na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Chocolate é afrodisíaco?
“Não existe nenhuma substância afrodisíaca no chocolate. Ele é sim um alimento bastante energético, com uma grande quantidade de açúcar simples, ou seja, sua energia é rapidamente liberada no organismo e talvez por esse motivo surgiu o mito de ser um alimento afrodisíaco”.

Chocolate causa acne?
“Qualquer pessoa que tenha uma dieta rica em alimentos gordurosos, somada a pouca ingestão hídrica ao longo do dia, irá aumentar a oleosidade da pele, contribuindo para o possível surgimento da acne. Como o chocolate é rico em gordura, ele pode contribuir, juntamente com o conjunto de outros fatores, para o surgimento da acne”.

Chocolate vicia?
“Alguns estudos indicam que ele pode viciar, por conter substâncias como a cafeína e teobromina (que atuam no sistema nervoso central e sistema muscular, respectivamente). O chocolate ainda possui algumas substâncias que levam à liberação de endorfinas, hormônio responsável pela sensação de prazer. Mas não há crises de abstinência por falta de chocolate”.

Chocolate estraga os dentes?
“Por conter grandes quantidades de açúcar, o chocolate pode contribuir para o surgimento de cáries, caso não seja feita a correta higienização dos dentes após seu consumo”.

Chocolate diminui a TPM?
“Não. O chocolate inclusive deve ser evitado para quem quer diminuir a TPM, pois ele pode causar insônia, dor de cabeça e irritabilidade, além de constipação”.

Chocolate provoca alergias?
“O chocolate é um alimento alergênico. Essa alergia pode ser causada por diversos fatores. Pessoas com alergia à proteína do leite, por exemplo, terão problemas com a ingestão de chocolate”.

Chocolate faz mal para o fígado?
“Por conter grandes quantidades de gordura, o chocolate pode fazer mal às pessoas que tenham o problema. Melhor evitar”.

Chocolate causa dor de cabeça?
“Falso, com ressalvas. Nenhum estudo provou relação causal entre o chocolate e a enxaqueca. Mas, por conter cafeína, teobromina e feniletilamina, poderia desencadear crises em pessoas sensíveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário